quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Geo-orientação no Parque da Cidade

Aproveitámos uma tarde soalheira e fria tarde de Novembro para ir até ao Parque da Cidade aprender a utilizar receptores de GPS. A actividade proposta era muito simples: o formador de TIC tinha previamente escondido quatro marcas coloridas em dois locais diferentes e tomado nota das coordenadas do local. Cada cor correspondia a uma equipa: amarela, azul, branca e vermelha e, como dispúnhamos de dois GPSr, participavam duas equipas de cada vez, tentando encontrar e trazer a marca respectiva. Bastava ir seguindo a direcção da seta e verificando que a distância para o local do esconderijo ia diminuindo à medida que nos aproximávamos: 180m... 178m... 177m... 10m... Está perto! Onde estão as marcas? Não as vejo... Ah! Estão ali, acho que as ia pisando sem querer!





A competição foi renhida e nem sempre foi fácil dar com as marcas coloridas... Acabou por ganhar a equipa que correu e riu mais! Afinal usar o GPS é mais fácil do que se pensa... e mais divertido também.





Depois de acabarmos a nossa actividade fomos visitar o Pavilhão da Água. Leiam a próxima mensagem para saberem como foi interessante...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Estrela do Mar


Era uma vez uma estrela que vivia no meio do mar.
Sem ninguém se aperceber, ela foi-se deslocando até ao ponto de chegar à terra. Quando aqui chegou, encontrou um tempo muito frio e com muito vento que a atirou para bem longe da praia.
Um menino, quando passeava pela beira da estrada, encontrou a estrela muito desanimada e perguntou-lhe como tinha ido lá parar. A estrela, como estava um pouco envergonhada, não quis responder-lhe. Então o menino pegou nela e levou-a para casa, onde lhe contou uma história sobre a energia da água.
Começou por lhe contar que a água é uma fonte de energia muito poderosa e que ninguém consegue lutar contra ela. A estrela ouviu a história com muita atenção e apercebeu-se de que vivia num mundo em que tudo era um pouco diferente, um oceano calmo e maravilhoso.
O menino contou-lhe que a terra era um local muito complexo e perigoso, porque por vezes temos de lutar contra o Sol, o Vento, a Água e o Fogo, se bem que precisemos sempre deles.
Sendo assim, a estrela ficou muito assustada e preferiu voltar para o mar, onde só lutava contra a força da água e podia viver uma vida mais tranquila. Então, pediu ao menino para levá-la de volta para o mar. Aqui despediu-se dele e levou consigo a mais bela recordação de amizade!...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A Família Pontuação

Depois de termos trabalhado a Pontuação nas sessões de Linguagem e Comunicação, a Formanda Manuela apresentou-nos umas quadras muito interessantes que explicam de uma modo muito engraçado quando devemos usar os diferentes Sinais de Pontuação:


Sempre que alguém fala
Ou que pensa em escrever
Vírgula é uma pausa
Não, não se deve esquecer.

É figura pequenina
Mas não o levem a mal
Quando aparece termina
É o fim… ponto final.

Se o tagarela pergunta
Bem no meio da lição
- Que vamos fazer agora?
É o ponto de interrogação.

Quando a gente se admira
E quer mostrar emoção
Deve pôr no fim da frase
Um ponto de exclamação.

E quando se quer dizer
Uma pessoa a falar
Devemos logo escrever
Dois pontinhos bem no ar.


Antes da continuação
Um tracinho – o travessão
Bem juntinhos, olaré:
Os dois pontinhos – travessão.

Se querem salientar
Uma palavra ou expressão
As «aspas» devemos pôr
Não é a tua opinião?

Mas se escreves e não dizes
Tudo aquilo que tu pensas
Nunca deves esquecer
Três pontinhos … reticências…

Uma família pequena
Esta da pontuação
Virgula, ponto final
Ou ponto de exclamação!

Três pontinhos… reticências…
Ou ponto de interrogação?
Uma família pequena
Mas de grande coração!


sábado, 8 de novembro de 2008

A importância da água

Partida!! O tema do Ambiente começou a ser trabalhado. No meio de tanto assunto importante, uma das actividades que mereceu uma atenção especial foi relativa à temática da Água.

Constituíram-se grupos de trabalho de três elementos que ao longo de uma semana, investigaram, seleccionaram, trataram a diversa informação sobre o tema. O objectivo era produzir um cartaz que seria submetido a concurso na eleição do melhor, aqui no espaço do nosso blog.

Aqui ficam os candidatos:

Grupo 1




Grupo 2



Grupo 3



Grupo 4



Grupo 5

VAMOS A VOTOS! Que ganhe o melhor!

Vá, votem nos mais interessante. Queremos muitos votos até ao dia 10 de Dezembro. Colaborem! Dinamizem!